Notícias

15 aves silvestres são resgatadas de cativeiro ilegal em Tambaú/SP

Durante a Operação Impacto/SP Sem Fogo, realizada na sexta-feria (12), uma equipe da Polícia Ambiental atendeu a uma denúncia anônima no Distrito de São Pedro dos Morrinhos, em Tambaú/SP, e constatou a manutenção ilegal de aves silvestres em cativeiro. No local, foram encontradas 15 aves da fauna brasileira sem registro ou autorização dos órgãos competentes.

Entre as espécies resgatadas estava o Bicudo, considerado ameaçado e com comércio internacional controlado. Também foram apreendidas aves como Trinca-ferro, Papa-capim, Canário-da-terra, Bigodinho, Patativa-chorão, Curió, Pintassilgo, Coleiro-do-brejo e Maritacas.

Diante da infração, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental que totalizaram R$ 12.000,00 em multas, além da emissão do Termo de Apreensão e do Termo de Destinação, conforme prevê a legislação ambiental.

Das aves apreendidas, 13 foram devolvidas à natureza por apresentarem comportamento compatível com a vida livre. As duas maritacas permaneceram sob depósito cautelar. As gaiolas encontradas no local foram destruídas, e o responsável responderá na esfera administrativa e, possivelmente, também na penal.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM