Notícias

Polícia Militar participa das comemorações dos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira na Itália

Entre os dias 19 e 24 de abril, a Polícia Militar do Estado de São Paulo participou das celebrações dos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, evento promovido pelo Exército Brasileiro em homenagem à contribuição do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

As comemorações, que integram a campanha institucional do Exército Brasileiro para o ano de 2025, têm como objetivo preservar e divulgar a atuação histórica da FEB no maior conflito bélico da humanidade, reforçando a memória e os valores legados pelos pracinhas brasileiros.

A Polícia Militar foi representada pelo Major PM André Luiz Figueiredo Zaccaro e pelo Cabo PM Márcio de Almeida. O convite foi feito em reconhecimento à participação de 79 policiais da então Guarda Civil de São Paulo no Teatro de Operações da Itália. Esses integrantes compunham a Divisão Reserva da Military Police, que posteriormente passou a integrar o atual 2º Batalhão de Polícia de Choque, após a unificação das corporações que originou a Polícia Militar.

A programação contou com homenagens em diversas cidades italianas onde a FEB atuou bravamente. Os eventos foram organizados pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e pela Aditância do Exército na Itália, com apoio do General de Divisão Edson Skora Rosty, do Coronel Res Cláudio Rosty e do Coronel Jauro Francisco da Silva Filho.

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, como o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Embaixador do Brasil na Itália, Sr. Renato Mosca de Souza; e os ministros do Superior Tribunal Militar, Péricles Aurélio Lima de Queiroz e General de Exército Marco Antônio de Farias.

Durante o evento, o Major PM Zaccaro destacou a importância da ocasião:

“As comemorações dos 80 anos das vitórias da FEB na Itália reafirmam os laços de amizade entre Brasil e Itália e, também, materializam-se em oportunidades para honrar a memória dos que lutaram e tombaram nos campos de batalha e transmitir às novas gerações a importância da história, dos valores de coragem, solidariedade e compromisso com a democracia. A bravura dos pracinhas brasileiros na Itália permanece como um legado de orgulho nacional e um exemplo de cooperação internacional em prol de um mundo mais justo e pacífico”.

A participação da Polícia Militar neste importante marco histórico reforça seu compromisso com a preservação da memória nacional e o reconhecimento dos heróis que contribuíram para a paz mundial.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM