Notícias

Polícia Ambiental encerra rinha de galos e prende procurado por homicídio no Grajaú/SP

 Ação resultou na apreensão de 21 animais, munições e aplicação de mais de R$ 200 mil em multas ambientais.

O Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas de Risco (GEPAAR), da Polícia Militar Ambiental, encerrou neste domingo (19) uma rinha de galos no bairro Grajaú, zona sul da capital paulista. A ação foi deflagrada após denúncia encaminhada pelo Centro de Operações da Polícia Militar Ambiental (COPOM Ambiental), que relatava a realização da atividade ilegal em uma residência na Rua Alziro Pinheiro Magalhães.

No local, os policiais localizaram 12 pessoas em torno de um ringue, além de 20 galos índios e uma galinha, todos em situação de maus-tratos. Os animais estavam feridos, confinados em caixas improvisadas e amarrados com tiras de tecido. Também foram apreendidos objetos utilizados nas rinhas, como esporas, seringas, remédios, roupas de proteção e ração, além de um pássaro silvestre da espécie coleirinho mantido em cativeiro.

Durante a ação, um dos abordados não apresentou documentos e, após verificação, foi identificado como procurado pela Justiça do Estado da Bahia/BA pelo crime de homicídio. O homem também assumiu a posse de 19 munições encontradas na residência, entre calibres .38 e .44. Ele foi conduzido ao Hospital do Grajaú/SP e, em seguida, ao 101º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Os demais envolvidos foram autuados administrativamente por maus-tratos e participação em lutas entre animais, com base na Resolução SIMA nº 05/2021. Ao todo, foram lavrados 12 autos de infração ambiental, totalizando até R$ 210 mil em multas, considerando as agravantes por fins lucrativos, crueldade e realização do evento em dia de lazer.

O ringue, petrechos e demais instrumentos utilizados na prática foram apreendidos, e os animais ficaram sob a guarda de uma fiel depositária, que foi cientificada das responsabilidades legais.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM