Ação da Força Tática do 39º BPM/I resulta na apreensão de arma de fogo e na identificação de autores de roubo cometido em alto-mar com moto aquática.

A Polícia Militar prendeu quatro indivíduos em flagrante por latrocínio tentado e porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento tático realizado no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, na cidade de São Vicente/SP, na madrugada de 28 de dezembro de 2025, em uma ocorrência que teve ampla repercussão regional e que resultou no esclarecimento de um roubo cometido em alto-mar, praticado com o uso de moto aquática.Após comunicação irradiada via Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), informando sobre a suspeita de que um veículo estaria descarregando entorpecentes na Rua Isabel Corrêa Martins, equipes da Força Tática/ROCAM do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em conjunto com o Comando de Força Patrulha, deslocaram-se até o local indicado para averiguação. Durante as diligências iniciais, nenhum fato relacionado à denúncia foi constatado.
As equipes permaneceram na região em patrulhamento ostensivo, com o objetivo de coibir a realização de um evento irregular que estaria programado para ocorrer nas imediações.
Durante o patrulhamento tático, os policiais visualizaram um veículo ocupado por quatro indivíduos que, ao perceberem a presença policial, tentaram se evadir do local. Após breve acompanhamento, a equipe conseguiu realizar a abordagem do automóvel.
No momento da intervenção policial, foi possível observar que o condutor repassou um objeto ao ocupante do banco traseiro. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado com os abordados; contudo, na vistoria veicular, os policiais encontraram um revólver calibre .32, municiado com cinco munições, sendo três intactas e duas deflagradas, no assoalho do banco traseiro.
Questionado, o ocupante que recebeu o objeto assumiu a posse da arma, embora a equipe tenha presenciado o repasse do armamento pelo condutor do veículo. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos quatro indivíduos, que foram conduzidos ao Distrito Policial Sede de São Vicente/SP para as providências cabíveis.
Ligação direta com roubo cometido em alto-mar
Durante a apresentação da ocorrência, a equipe policial tomou conhecimento de que um dos presos estaria envolvido em um roubo ocorrido na Praia dos Milionários, em São Vicente/SP, que ganhou grande repercussão na mídia. Na ocasião, um casal que realizava passeio de caiaque foi abordado por criminosos em alto-mar, que utilizaram uma moto aquática para executar o assalto.
Segundo a apuração, as vítimas foram ameaçadas com arma de fogo, sofreram agressões e tiveram alianças de alto valor subtraídas, em uma ação ousada que causou grande comoção na região.
Durante os procedimentos na delegacia, foi observado que um dos presos utilizava uma aliança de ouro, que continha gravação com o nome da vítima. Após contato imediato, a vítima compareceu ao Distrito Policial e reconheceu de forma inequívoca dois dos indivíduos como autores do roubo ocorrido no mar.
Além disso, foi confirmado que, durante o crime, houve disparos de arma de fogo contra as vítimas, bem como a subtração de um veículo, posteriormente localizado em outro bairro do município.
Diante da materialidade dos fatos, do reconhecimento das vítimas e da apreensão da arma de fogo e dos objetos subtraídos, o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência de flagrante de latrocínio tentado e porte ilegal de arma de fogo, permanecendo os criminosos à disposição da Justiça
A ocorrência evidencia a eficiência do patrulhamento tático, a capacidade de resposta imediata da Polícia Militar e o compromisso da corporação em identificar, localizar e prender autores de crimes de grande repercussão, garantindo à população uma atuação firme e contínua na preservação da ordem e da segurança pública.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

