Notícias

“Entraram na porta da cozinha. Já estavam dentro do prédio”, diz moradora que se trancou no quarto com a neta durante a invasão em um prédio na Capital

Sete pessoas foram detidas pela PM após invasões realizadas pelo Movimento Frente de Luta por Moradia em dois edifícios no centro de SP.

A moradora de um edifício localizado no Centro Histórico, região central de São Paulo/SP, viveu momentos de grande tensão na madrugada desta segunda-feira (27), quando teve seu apartamento invadido por integrantes do movimento Frente de Luta por Moradia (LFM).

A mulher, que não quis se identificar, contou que estava em casa com a neta quando percebeu a movimentação. “A gente viu um quebra-quebra lá embaixo. Depois, a gente viu correndo e o elevador, tinham deixado preso no 10º (andar)”, disse.

O relato descreve uma das duas invasões realizadas por integrantes do FLM entre a noite de domingo (27) e madrugada de hoje, em edifícios do centro da Capital. A primeira delas ocorreu por volta das 19h30. Equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque foram acionadas para intervir durante as ações dos manifestantes em um prédio de 10 andares, no bairro Bela Vista.

Quando os policiais chegaram no local, encontraram barricadas nas entradas. Mais de 120 pessoas entre homens, mulheres e crianças estavam dentro do prédio. Os manifestantes se negaram a sair e as equipes conseguiram acesso por meio da garagem, utilizando ferramentas para arrombamento e rompimento de correntes. 

Os materiais usados na barricada foram retirados pelos policiais e os envolvidos na invasão foram encontrados no hall de entrada, sendo liberados em seguida de maneira pacífica. Durante a vistoria pelo local, a PM constatou a presença de moradores do prédio, que estavam em seus apartamentos. Cinco pessoas foram presas em flagrante, incluindo duas lideranças do movimento.

A segunda invasão ocorreu poucas horas depois, por volta das 23h. Desta vez, no condomínio comercial e residencial, onde vive a moradora que relatou a tensão ao precisar se esconder no quarto com a neta. O marido dela procurou as equipes do Policiamento de Choque, que estavam no local, e contou muito nervoso que sua esposa e a neta de apenas 6 anos estavam em casa.

Aproximadamente, 130 pessoas entre mulheres, crianças e homens, pertencentes ao FLM estavam no local, já fechado por barricadas quando a PM chegou. Os obstáculos foram retirados com o auxílio de uma serra e ferramentas de arrombamento. Após negociações, os manifestantes decidiram desocupar o prédio de forma pacífica.

A moradora contou aos policiais que tentou explicar às pessoas que invadiram seu apartamento que aquele era um edifício residencial, mas não foi ouvida. “Entraram na porta da cozinha. Já estavam dentro do prédio. Entraram no apartamento e abriram tudo”.

Duas pessoas foram presas, uma mulher identificada como liderança do movimento e um homem procurado pela Justiça por roubo. As ações contaram com o apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e do Comando de Aviação PM.

As duas ocorrências foram registradas nas delegacias de Polícia Civil, sendo o 78º Distrito Policial e o 8º DP, respectivamente.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM