Na tarde de ontem(16), policiais militares da 2º Companhia do 4º Batalhão de Policiamento Ambiental prenderam um homem em Fernandópolis durante uma ocorrência que iniciou como averiguação de denúncia de maus-tratos a animais.
O caso ocorreu no bairro Jardim Antônio Brandini, onde a equipe constatou a presença de cachorros em condições adequadas e sem sinais de maus-tratos, contestando a denúncia feita. Porém, durante a vistoria o homem demonstrou nervosismo ao ser questionado sobre documentos de identificação e levou os policiais até sua outra residência onde estavam os documentos.
Duas aves silvestres da espécie Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi) e um revólver .38 foram localizados na residência
No local, foram localizadas duas aves silvestres da espécie Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi), sem anilhas e em uma gaiola, além de um revólver calibre .38 com numeração suprimida e 10 munições intactas. Ao ser questionado, o homem alegou ter adquirido a arma para proteção pessoal.
Além da arma e das aves, os policiais encontraram R$ 9.900,00 em dinheiro, que, segundo o autuado, era proveniente de uma rescisão trabalhista. As aves foram apreendidas e passaram por avaliação clínica, onde foi constatado que estavam saudáveis e poderiam ser reintroduzidas ao habitat natural, o que foi feito imediatamente.
O indivíduo foi conduzido ao Distrito Policial, onde a delegada de plantão ratificou a voz de prisão por posse irregular de arma de fogo e manutenção de espécie da fauna silvestre em cativeiro sem autorização. A infração ambiental resultou em multa conforme a Resolução SIMA nº 05/2021. Ainda pelo Plantão foi realizada nova pesquisa onde constava que o indivíduo tinha passagem por ocorrência com Arma de fogo há alguns anos.
A ocorrência foi registrada e o homem permanecerá à disposição da Justiça.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP