O 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) – vem a público manifestar repúdio à forma inverídica e sensacionalista como foi veiculada a reportagem que associa o nome desta Unidade a um indivíduo preso recentemente por diversos crimes, incluindo extorsão mediante sequestro.
Esclarecemos que o indivíduo em questão jamais fez jus a qualquer distinção ou reconhecimento por parte da ROTA. Seu breve período de passagem por esta Unidade ocorreu por poucos meses há mais de duas décadas atrás, sem que tivesse conquistado o Braçal de ROTA, símbolo de confiança, honra e comprometimento com os valores que norteiam esta tropa de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Reforçamos que não compactuamos com desvios de conduta e repudiamos qualquer tentativa de macular a imagem da ROTA, que, ao longo de décadas, tem pautado sua atuação na legalidade, disciplina, profissionalismo e dedicação irrestrita à sociedade paulista.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com a verdade, a justiça e a defesa da honra institucional, e esperamos que os veículos de imprensa tratem com responsabilidade os fatos, evitando vinculações indevidas e prejudiciais à reputação de instituições sérias e comprometidas com o bem comum.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP