Notícias

Operação Cangalha: PM e MP desarticulam organização criminosa especializada em atividade baloeira

Ações ocorreram em São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP, Guarulhos/SP, Mairiporã/SP e Itaquaquecetuba/SP. As multas aplicadas somam mais de R$ 100 mil.

A Operação Cangalha, de combate à atividade baloeira na região metropolitana de São Paulo/SP, realizada nesta sexta-feira (13), desarticulou uma organização criminosa envolvida na confecção e soltura de balões, atividade que representa sérios riscos ambientais e à segurança pública.

As ações foram desenvolvidas de forma conjunta entre a Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Ambiental, e o Ministério Público, que envolveu o Grupo de Atuação Especiais de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (GAECO).

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em nove endereços nas cidades de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP, Guarulhos/SP, Mairiporã/SP e Itaquaquecetuba/SP. Os policiais localizaram nove balões prontos para a soltura, cangalhas, celulares e diversos equipamentos eletrônicos.

Além disso, também foi apreendida uma arma de fogo com cinco munições, registrados nove boletins de ocorrência ambiental e aplicados seis autos de infração ambiental, totalizando mais de R$ 100 mil em multas.

A Operação Cangalha se destacou por sua abordagem inovadora, voltada não apenas para a apreensão de materiais, mas também para desarticular a estrutura da organização criminosa por meio da análise de dispositivos eletrônicos recolhidos. Essa análise fornecerá informações valiosas para futuras investigações.

Soltar balão é crime!

A confecção e soltura de balões é uma prática criminosa que coloca em risco áreas florestais, zonas urbanas e a segurança aeroviária, configurando também crime ambiental. A ação conjunta reafirma o compromisso das autoridades em combater tais práticas e preservar o meio ambiente e a segurança da população.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM