Notícias

PM Ambiental apreende aves silvestres e arma de fogo durante fiscalização em Arapeí/SP

Ação do GEEPAR resultou em multa ambiental e prisão em flagrante.

Na quarta-feira (5), a Polícia Militar Ambiental realizou uma operação no bairro Barretinho de Baixo, em Arapeí/SP. A ação teve origem a partir de uma denúncia sobre manutenção ilegal de aves silvestres em cativeiro.

No local, o Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Área de risco (GEEPAR) encontrou, logo na entrada da residência, uma gaiola pendurada em uma árvore contendo um pássaro da espécie coleirinho, além de um alçapão aberto acoplado, utilizado como armadilha para captura de outras aves. Também foram apreendidas duas gaiolas adicionais, na varanda e na lateral da casa, ambas com pássaros da espécie trinca-ferro-verdadeiro.

Durante a vistoria, os policiais fizeram contato com a proprietária da residência, que acompanhou a fiscalização. Em um dos quartos, foi localizada outra gaiola com dois coleirinhos, também mantidos sem autorização do órgão ambiental competente.

A moradora informou ainda que havia uma arma de fogo na casa, que pertencia a um parente. Ela apresentou aos policiais uma espingarda calibre .36. O marido compareceu ao local, alegando que o armamento pertencia ao avô e entregou um cartucho vazio do mesmo calibre.

O casal foi conduzido ao Distrito Policial de Bananal/SP, pagou fiança e responderá em liberdade.

A Polícia Ambiental também lavrou auto de infração ambiental no valor total de R$ 3.000,00. As aves, gaiolas e o alçapão foram encaminhados ao órgão ambiental competente para as providências cabíveis.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM