Notícias

PM de São Paulo reforça segurança no Carnaval com 5 mil policiais por dia, drones e monitoramento em tempo real

Operação reúne reforço policial, uso de aeronaves e ações de acolhimento às mulheres nos blocos e eventos oficial

A Polícia Militar de São Paulo montou um esquema especial de segurança para o Carnaval, com reforço de efetivo, uso de tecnologia de monitoramento em tempo real e atuação integrada entre forças de segurança e órgãos públicos. Na capital paulista, além do efetivo já existente, a operação contará com uma média de 5,2 mil policiais militares por dia e cerca de 2,5 mil viaturas empenhadas nos megablocos, blocos de rua e demais eventos oficiais.

As áreas de atuação foram previamente definidas, priorizando os locais com maior concentração de foliões. O esquema de segurança contará com um amplo uso de tecnologia. Além das câmeras integradas ao programa Muralha Paulista — que geram alertas sobre foragidos da Justiça e veículos roubados ou furtados, contribuindo para a redução da mobilidade criminal —, haverá o emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real.

Segundo o coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da PM, os drones se destacam pelo alto poder de zoom e pela nitidez das imagens, permitindo aos tomadores de decisão identificar com precisão onde e quando a intervenção policial é necessária. “Essa tecnologia gera produtividade, possibilita flagrantes e contribui diretamente para a redução dos indicadores criminais, ao retirar infratores de circulação”, destacou.

Parte do efetivo mobilizado nas operações inclui policiais que atuam em áreas administrativas, além de profissionais de escolas de formação e especialização, garantindo o reforço necessário durante o período festivo.

Acolhimento exclusivo para mulheres

O esquema especial de segurança terá policiais militares femininas dedicadas especialmente ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e prisão dos agressores. Elas ficarão em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM (Copom), responsável por monitorar as ocorrências de violência contra a mulher.

“Também haverá policiais femininas para o acolhimento de mulheres, em uma ação integrada à Cabine Lilás do Copom, garantindo atendimento especializado e toda segurança para a mulher”, destacou o Coronel Lucena.

O Comando de Aviação da Polícia Militar ainda colocou todas as aeronaves à disposição da operação, que poderão ser empregadas não apenas em ocorrências criminais, mas também em eventuais ações de resgate.
Além disso, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), considerado o maior da América Latina, contará com reforço no efetivo durante o Carnaval. A corporação também ativará a Sala de Gerenciamento de Incidentes (SGI), que funcionará todos os dias do feriado prolongado, reunindo policiais de diversas unidades da PM e representantes de órgãos municipais, Polícia Civil e Ministério Público. O grupo acompanhará, em tempo real, os principais eventos e ocorrências.

No âmbito estadual, o policiamento será ampliado para os 645 municípios paulistas, abrangendo capital, Grande São Paulo, litoral e interior. O Comando de Policiamento Rodoviário atuará com efetivo reforçado nas rodovias, especialmente nos períodos de maior fluxo de veículos.

Fonte: Agência SP

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM