Notícias

Polícia Ambiental apreende armas e pássaros silvestres em Registro-SP; multas chegam a R$ 54,5 mil

Uma ação da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão de um homem e na apreensão de armas de fogo, munições e diversas aves silvestres em uma residência no bairro Arapongal, em Registro, na quarta-feira, 15. A ocorrência teve início após denúncia anônima sobre a manutenção irregular de pássaros em cativeiro.

Ao chegar ao local, os policiais observaram diversas gaiolas penduradas na área externa da casa. O responsável pelo imóvel permitiu a entrada da equipe, admitindo que alguns pássaros estavam sem a autorização legal necessária.

Durante a vistoria, os policiais encontraram uma espingarda no chão de um cômodo e constataram que o indivíduo não possuía a documentação da arma. Além disso, foram apreendidos duas armas de fogo: uma espingarda calibre 24 e um revólver calibre 32, 82 munições (calibres 22 e 24), intactas e deflagradas, 13 aves silvestres de diversas espécies, incluindo Trinca-Ferro-Verdadeiro, Coleirinho, Bico-de-Pimenta, Papa-Capim, Currupião e Bigodinho, além de dois Canários-do-Reino e equipamentos de captura, como 11 gaiolas vazias, uma rede e duas armadilhas para passeriformes.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Registro, onde o flagrante foi ratificado. Ele responderá pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro e maus-tratos a animais.

Na esfera administrativa, o infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (AIAs) totalizando R$ 54.500,00.

As aves e suas gaiolas foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Registro, enquanto armas e munições permaneceram apreendidas na delegacia. Segundo a PMA, nenhuma das espécies apreendidas está na lista de ameaçadas de extinção.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM