
Nesta quarta-feira (26), policiais militares ambientais 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagraram um esquema clandestino de extração e beneficiamento de palmito juçara, espécie ameaçada de extinção e símbolo da Mata Atlântica. A operação ocorreu no Parque Pirapora após uma denúncia anônima.
No local, três indivíduos foram surpreendidos manipulando palmitos para comercialização ilegal. Diante da confirmação do crime ambiental, os agentes realizaram a abordagem e deram voz de prisão aos envolvidos, que foram enquadrados no artigo 46 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.

Durante a ação, foram apreendidas 834 unidades de palmito juçara in natura e 200 vidros, totalizando 1,8 kg de produto beneficiado. A Vigilância Sanitária constatou que todo o material estava impróprio para consumo, sendo descartado no aterro sanitário da cidade.
Os três detidos foram conduzidos à delegacia, onde o delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante, incluindo também o artigo 272 do Código Penal, referente à adulteração de substâncias alimentícias. Como agravante, a prisão foi decretada sem direito a fiança.
Na esfera administrativa, os infratores foram autuados, resultando em multas que somam R$1.850.400,00.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP