


Na última sexta-feira, 24, a Polícia Militar Ambiental realizou o resgate de um tamanduá-mirim que estava ilhado sobre um tronco no meio do Rio Grande, na Represa da UHE de Água Vermelha, no município de Cardoso/SP.
A equipe do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, que atuava em policiamento náutico durante a Operação “Pré-Piracema – modalidade acampamento”, avistou o animal aparentemente exausto, com frio e assustado. Segundo os policiais, o tamanduá-mirim provavelmente tentou atravessar o rio, mas, devido aos ventos fortes, acabou ficando preso sobre o tronco por várias horas.
Com cautela, os policiais ambientais utilizaram os recursos disponíveis para efetuar o resgate com segurança, já que, apesar do cansaço, o animal apresentava comportamento defensivo e poderia causar ferimentos com as garras dianteiras.
Após o resgate, o tamanduá-mirim foi avaliado e devolvido ao seu habitat natural, sem ferimentos. A Polícia Militar Ambiental reforça que atua constantemente na preservação da fauna e da flora, sendo guardiã da biodiversidade e protetora dos recursos naturais do Estado de São Paulo.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP


