Notícias

 Polícia Militar Ambiental autua homem por manter aves nativas em cativeiro irregular em Rio Claro/SP

Durante a ação, seis aves foram apreendidas e devolvidas à natureza; multas somaram R$ 9 mil.

A Polícia Militar Ambiental, em mais uma ação de fiscalização e proteção à fauna silvestre, atendeu a uma denúncia no município de Rio Claro/SP, no dia 9 de novembro de 2025, que resultou na constatação da manutenção irregular de aves nativas em cativeiro e da ausência de atualização no registro de plantel de fauna.

Durante a verificação, foram encontradas seis aves nativas, sendo cinco papa-capins sem anilha e um canta-viola anilhado. Após a constatação das irregularidades, foram lavrados Autos de Infração Ambiental conforme a legislação vigente, totalizando R$ 9.000,00 em multas, além da apreensão e soltura das aves em ambiente natural.

A Polícia Militar Ambiental reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais, atuando de forma incansável na defesa da fauna e flora do Estado de São Paulo. O trabalho da corporação é pautado na preservação, fiscalização e conscientização, sempre em prol da sociedade paulista e da sustentabilidade.

A instituição reforça a importância da participação da população na proteção do meio ambiente. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas anonimamente através do telefone 190, contribuindo diretamente para a identificação e responsabilização de infratores e para a conservação dos recursos naturais.


COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP



Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM