
Hoje, 08,, uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na descoberta e desativação de uma rinha de galos no município de Mirante do Paranapanema, após denúncia anônima recebida pelo telefone 190.
Ao chegar à Rua Pitágoras Marinélli, as equipes identificaram movimentação suspeita no local. Cerca de seis indivíduos fugiram pelos fundos da propriedade, enquanto sete pessoas foram abordadas. Durante a fiscalização, foram encontrados galos da raça índio em viveiros e um rebolo com penas de aves, evidenciando a realização de combates.
Um dos animais apresentava ferimentos recentes e estava equipado com esporas e bico de metal, próprios para rinhas. Também foram apreendidos materiais utilizados na preparação dos animais para as lutas, como esporas artificiais, biqueiras, tesouras cirúrgicas, seringas, medicamentos e pomadas.
Foram lavrados Autos de Infração Ambiental que somaram R$ 27.000,00 em multas ao responsável pelos maus-tratos, conforme previsto na Resolução SIMA nº 05/2021. No total, 34 galos foram apreendidos e ficaram temporariamente sob a guarda dos envolvidos por falta de local adequado para destinação imediata.
Os materiais e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para investigação do crime ambiental previsto no art. 32 da Lei Federal nº 9.605/98. O rebolo utilizado nas rinhas permanece apreendido na sede do 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental.
O principal acusado já havia sido autuado por prática semelhante em setembro de 2020, reforçando a necessidade de denúncias e da atuação constante da Polícia Militar Ambiental para combater crimes contra a fauna.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP