Fiscalização resultou na apreensão de materiais irregulares, adoção de medidas legais e devolução de aves ao habitat natural.

A Polícia Militar Ambiental realizou, no domingo (25), uma ação de fiscalização ambiental no município de Ribeira, interior paulista, que resultou na constatação de crime ambiental envolvendo a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro, além da posse irregular de arma de fogo e apetrechos.
Durante patrulhamento ambiental em área rural, a equipe policial identificou, em uma residência, a criação ilegal de dois espécimes da fauna silvestre — um azulão e um curió — mantidos sem autorização do órgão ambiental competente. No local, também foram encontrados objetos relacionados à posse irregular de arma de fogo.
Diante dos fatos, foram adotadas as medidas administrativas e criminais cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente e o Estatuto do Desarmamento. As aves, por apresentarem condições adequadas e indícios de captura recente, foram reintroduzidas em seu habitat natural.


A ação reforça o compromisso permanente da Polícia Militar Ambiental com a proteção da biodiversidade, a preservação do meio ambiente e a segurança da sociedade paulista. A corporação destaca ainda a importância da participação da população no combate aos crimes ambientais, por meio de denúncias que possibilitam respostas rápidas e eficazes das forças de segurança.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP


