Ação da Polícia Militar resultou na condução do autor à Delegacia de Defesa da Mulher, onde a prisão em flagrante foi ratificada.

No dia 14 de janeiro de 2026, durante a Operação Verão 2025/2026, a Polícia Militar Ambiental realizou policiamento preventivo ambiental no município de Ilhabela/SP, em atendimento à denúncia sobre a manutenção irregular de animais silvestres.
Durante a fiscalização em uma pousada localizada no bairro Perequê, foram encontrados seis exemplares de tigre-d’água (Trachemys scripta elegans), espécie exótica da fauna silvestre, mantidos sem autorização do órgão ambiental competente.
Os animais encontravam-se em condições adequadas de saúde, não sendo constatados indícios de maus-tratos. Após a constatação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado e orientou que os animais fossem destinados ao órgão Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da cidade Lorena/SP, para acolhimento, inspeção e encaminhamento adequado.
O responsável pelo local foi orientado quanto à legislação ambiental vigente e autuado administrativamente, conforme previsto na legislação ambiental, pela manutenção de fauna silvestre exótica sem autorização.


A ação reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a proteção da fauna, o cumprimento da lei e a orientação da sociedade, sempre atuando de forma técnica, responsável e integrada com os órgãos ambientais.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, que funciona 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

