Na tarde de ontem (24), uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e equipes de policiamento territorial resultou na apreensão de 159 aves silvestres em um veículo na Rodovia Carvalho Pinto, Guararema. A ação ocorreu após uma denúncia anônima com fotos mostrando os animais confinados em um veículo GM/SPIN, estacionado em um posto de combustíveis da rede Graal.
Com as informações recebidas, unidades do policiamento rodoviário e territorial foram acionadas para a abordagem do veículo, com o apoio da Polícia Militar Ambiental. No local, foram encontradas diversas espécies de aves em situação de maus-tratos, resultando na detenção dos indivíduos envolvidos no tráfico de animais silvestres.
No total, foram apreendidas 26 coleirinhas vivas e uma morta, 78 papa capim vivos e 19 mortos, um tiziu vivo, duas rolinhas fogo-apagou vivas, 24 filhotes de arara canindé vivas, oito filhotes de arara vermelha vivas e quatro filhotes de arara azul vivas.
Foi aplicada uma multa de R$ 1.465.000,00 aos envolvidos. As aves vivas foram encaminhadas ao CETRAS (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres) para receber cuidados veterinários e, posteriormente, serão reintroduzidas ao seu habitat natural.
A operação destaca a importância da denúncia e da colaboração entre diferentes forças policiais no combate ao tráfico de animais silvestres, uma prática ilegal que compromete a preservação da biodiversidade brasileira.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP