
Na tarde de domingo (28), policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano prenderam um foragido da Justiça internacional, na região central da capital paulista. A prisão ocorreu na Rua Santo Antônio, após um alerta emitido pelas câmeras integradas ao Programa Muralha Paulista, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O suspeito foi identificado e abordado pelas equipes, que confirmaram, por meio de consulta aos sistemas policiais, a existência de um mandado de prisão em aberto. O indivíduo é investigado por possível envolvimento com organizações criminosas ligadas à máfia chinesa e mexicana, atuantes no tráfico internacional de metanfetamina. Também possui histórico por crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
O homem foi conduzido ao 78º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Lançado oficialmente em setembro de 2023, o Programa Muralha Paulista integra câmeras de vigilância e leitores de placas de órgãos públicos e privados aos sistemas de segurança do Estado. A iniciativa permite identificar, com agilidade e precisão, foragidos, veículos roubados e outros alvos de interesse policial, contribuindo diretamente para a prevenção e repressão ao crime.
Atualmente em fase de expansão, o programa já atua em diversos municípios paulistas, tornando mais difícil o deslocamento de criminosos e fortalecendo a capacidade de resposta das forças de segurança em todo o território estadual.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP