Nesta quinta-feira (31), policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental realizaram uma incursão na Unidade de Conservação da Serra do Mar, no Núcleo Itutinga Pilões, em uma operação destinada a combater práticas de caça ilegal. Após percorrerem 7 km de trilhas em meio à mata densa, a equipe chegou ao ponto de averiguação onde encontrou um cenário alarmante.
No local, foram descobertas seis armadilhas de laço, quatro trepeiros (plataformas usadas por caçadores), uma armadilha para grandes mamíferos, além de cinco cartuchos de munição calibre 32 em decomposição.
Também havia um acampamento improvisado utilizado para pernoite dos caçadores, além de ferramentas como machados, facões, serrotes e facas, e diversos pontos de ceva ativa com milho, um atrativo comum para animais.
De acordo com a legislação ambiental, os objetos foram destruídos no próprio local por meio de fogo, dada a impossibilidade de transporte. Diante da estrutura encontrada e da rica fauna da área, o local seguirá sob monitoramento constante para prevenir ações de caçadores e proteger o ecossistema local.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP