Notícias

Três criminosos são presos após ataque de ônibus na capital, neste fim de semana

As ações de combate aos atos criminosos foram intensificadas. COPOM mantém cabine para casos de depredação, com suporte de videopatrulhamento.

A Polícia Militar de São Paulo intensificou as operações de inteligência, estratégia e policiamento para conter os ataques e depredações a ônibus registrados na capital e na região metropolitana desde junho deste ano.

No último sábado (26), por volta das 15h, uma ação rápida resultou na prisão em flagrante de um homem e uma mulher na região central de São Paulo/SP. O casal foi reconhecido como responsável pela depredação de dois coletivos na Avenida do Estado, que tiveram vidros quebrados e outros danos estruturais.

Segundo levantamento da PM, o homem possui antecedentes criminais por homicídio e furto. Ambos foram encaminhados ao 8º Distrito Policial e permanecem à disposição da Justiça. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Pouco tempo depois, às 16h50, outra ação da Polícia Militar resultou na prisão de um terceiro envolvido em atos de depredação. Em Itaquera, Zona Leste da capital, um homem foi detido em flagrante após arremessar uma pedra e quebrar o vidro traseiro de um ônibus. Ele foi conduzido ao 24º Distrito Policial, onde permaneceu preso.

Para reforçar a segurança e identificar os envolvidos, a Polícia Militar adotou uma série de medidas estratégicas. Entre elas, destaca-se a criação de Salas de Gerenciamento de Incidentes Regionais (SGI) nas áreas mais afetadas, garantindo monitoramento em tempo integral. O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), o maior centro de operações e atendimento de emergência da América Latina, mantém uma cabine para casos de depredação, integrada ao sistema de videopatrulhamento e às Salas de Operações das Unidades da PM.

Além do reforço operacional, houve incremento da atividade DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), que permitiu o emprego massivo de equipes especializadas, como o Radiopatrulhamento com Motocicletas (RPM) e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), ampliando a agilidade no policiamento ostensivo e na captura de criminosos.

Nos principais corredores de transporte, a PM também intensificou o uso do Programa de Policiamento com Drones e estabeleceu pontos fixos de patrulhamento, com viaturas e policiais monitorando as áreas 24 horas por dia.

Grandes operações continuam sendo realizadas nas regiões com maior incidência de depredações, com a integração do policiamento territorial, de trânsito e do Sistema Olho de Águia, que utiliza drones operados por equipes altamente treinadas para apoiar as ações de segurança.

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Compartilhe essa notícia!
© Portal de Notícias da PMESP - Todos direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM