A ação conjunta entre as instituições demonstra a eficácia do trabalho interagências na proteção dos recursos naturais e na garantia da segurança pública.
Nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), a Marinha do Brasil e a Receita Federal foi realizada com sucesso no interior de São Paulo, abrangendo os municípios de Jaú, Itapuí, Bariri e Pederneiras.
O foco das ações foi a fiscalização intensiva em embarcações de esporte e recreio, como lanchas e moto aquáticas, além das barcaças utilizadas no transporte de carga ao longo da Hidrovia Tietê-Paraná, até o Porto de Santos, no litoral sul.
Equipes do 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior, 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), Policiamento Ambiental, Comando de Aviação PM e do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Bauru/SP, foram empenhadas na operação.
Ao longo dos dois dias, 14 embarcações foram fiscalizadas e 46 pessoas abordadas. As equipes realizaram notificações, vistorias minuciosas com o emprego de cães farejadores em vagões de trens e barcaças, além de oferecer orientações e apoio aos usuários da hidrovia.
A presença ostensiva das forças de segurança não apenas aumentou a sensação de proteção entre os usuários da hidrovia, mas também teve como objetivo coibir atividades criminosas, incluindo o tráfico de drogas, contrabando, descaminho e crimes contra o patrimônio.
A operação também visou o combate a pesca e caça ilegais, reforçando o compromisso das autoridades em manter a ordem e a segurança na região.

Hidrovia Tietê-Paraná
A Hidrovia Tietê-Paraná desempenha um papel crucial no transporte de cargas, conectando diversos estados do país ao Terminal Modal de Pederneiras, de onde os produtos são posteriormente direcionados à ferrovia e ao Porto de Santos. A ação conjunta entre as instituições demonstra a eficácia do trabalho interagências na proteção dos recursos naturais e na garantia da segurança pública.



COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP