
Ontem (14), durante patrulhamento rural pela Vicinal Cardoso–Pontes Gestal (bairro Sede Velha), em Cardoso/SP, a Polícia Militar Ambiental flagrou um homem em posse irregular de armas e equipamentos utilizados para caça ilegal de animais silvestres.
O individuo conduzia uma motocicleta sem emplacamento e, ao perceber a aproximação da viatura, tentou fugir. Após breve acompanhamento, ele foi contido e, em revista, os policiais encontraram em sua mochila munições, facão, canivete, alicate e outros materiais utilizados na prática de caça.
O indivíduo levou a equipe até o local da “ceva”, onde foram apreendidos uma armadilha tipo “lacinho”, cevador eletrônico, corrente de aço e uma câmera Bushnell. Posteriormente, em sua residência, foram localizadas armas de fogo e munições:
- 01 espingarda calibre .24, com registro vencido;
- 01 carabina calibre 9 mm PCP, com luneta acoplada, de uso restrito;
- 01 carabina de pressão calibre .22;
- 02 cartuchos calibre .24 deflagrados.
Diante das evidências, o homem recebeu voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse de arma e munição de uso restrito e por caçar espécime da fauna silvestre nativo, conforme o Artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
O caso foi registrado no Distrito Policial de Cardoso, e as armas, equipamentos e a motocicleta utilizada foram apreendidos. Administrativamente, o autuado também recebeu multa ambiental no valor de R$ 500,00.
Consta ainda que o suspeito já possuía antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP